terça-feira, 31 de julho de 2007

INTRODUÇÃO A REDES


DEFINIÇÃO
Uma rede de computadores consiste de dois ou mais computadores e outros dispositivos ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando mensagens (e-mails), etc. Internet é um exemplo de Rede. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados.

ÁREAS DE ALCANCE PARA REDES
LAN (Local Area Network, ou Rede Local). É uma rede onde seu tamanho se limita a apenas um prédio.
CAN
(Campus Area Network). Uma rede que abrange uma área mais ampla, onde se pode conter vários prédios dentro de um espaço contínuos ligados em rede.

MAN
(Metropolitan Area Network). A MAN é uma rede onde temos, por exemplo, uma rede farmácia, em uma cidade, onde todas acessam uma base de dados comum.
WAN (Wide Area Network, ou rede de longa distância). Uma WAN integra equipamentos em diversas localizações geográficas, envolvendo diversos países e continentes como a Internet.

TIPOS DE REDES
Redes domésticas: Também chamada de pequenas empresas, são formadas por poucos computadores. Normalmente interligados para compartilhamentos de impressoras, arquivos ou conexão com a Internet.
Redes corporativas
: Constituída de pelo menos 3 pontos básicos:

- Servidor: é o computador principal, ou seja, o que oferece os recursos aos outros computadores, como exemplo o acesso a Internet, Disco rígido para armazenamento ou impressoras.
- Cliente: é o computador que se conecta ao servidor para utilizar os recursos do mesmo, como conexão á Internet, utilização de impressoras e outros.

- Estação de trabalho: é o computador que pode ser utilizado para aplicações normais, computador ligado à rede ou não.

Nenhum comentário: