quinta-feira, 26 de julho de 2007

Conceito Inicial de Programação

Software: Browser (Artigo somente para conceituar programação)
Dificuldade: 0 até 10 (Depende de sua vontade de ler)

Depois de algumas semanas de ausência estamos voltando com um novo tutorial, e com um novo programa de utilização.
Para aqueles que desejam aprender a programar vamos começar com o caminho das pedras, entendendo os conceitos básicos de programação.


O que é Programação?
- A programação é a arte da criação de um programa de computador, um conjunto concreto de instruções para um computador desempenhar. Computador, neste contexto, significa qualquer coisa que tenha capacidade de processamento. O programa é escrito numa linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.

Diferentes linguagens de programação funcionam de diferentes modos. Por esse motivo, os programadores podem criar programas muito diferentes para diferentes linguagens; muito embora, teoricamente, a maioria das linguagens possa ser usada para criar qualquer programa.

Tipos básicos de Linguagem de Programação
- Existem dois tipos básicos de linguagens de programação, que são as linguagens estruturadas e as linguagens orientadas a objetos.

Programação Estruturada: Programação estruturada orienta os programadores para a criação de estruturas simples em seus programas, usando as sub-rotinas e as funções. Foi à forma dominante na criação de software entre a programação linear e a programação orientada por objetos.
Apesar de ter sido sucedida pela programação orientada por objetos, pode-se dizer que a programação estruturada ainda é marcantemente influente, uma vez que grande parte das pessoas ainda aprendem programação através dela. Além disso, por exigir formas de pensar relativamente complexas, a programação orientada ao objeto até hoje ainda não é bem compreendida ou usada pela maioria.

Programação Orientada a Objetos: A orientação a objetos, também conhecida como Programação Orientada a Objetos (POO) ou ainda em inglês Object-Oriented Programming (OOP) é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos.
Em alguns contextos, prefere-se usar modelagem orientada ao objeto, em vez de projeto.
A análise e projeto orientados a objetos têm como meta identificar o melhor conjunto de objetos para descrever um sistema de software. O funcionamento deste sistema se dá através do relacionamento e troca de mensagens entre estes objetos.

Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Cada classe determina o comportamento (definidos nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos.
Smalltalk, Perl, Python, Ruby, Php, ColdFusion, C++, Object Pascal, Java, Javascript, ActionScript ,C# e VB.NET são exemplos de linguagens de programação com suporte a orientação a objetos.

Um comentário:

Eduardo Teixeira disse...

Olá Huoliver, gostei do artigo e da iniciativa em relação a explicação de alguns conceitos para a iniciação na programação, deixo aqui o endereço de meu blog (http://dunirvana.blogspot.com/), onde assuntos relacionado podem ser encontrados ( em breve artigo sobre a linguagem Ruby ), aquele abraço...